Duvidas sobre Osteopatia (Df)
- Ciáticas,
- Lombalgias,
- Dorsalgias,
- Cervicalgias,
- Escolioses
- Hérnias discais,
- Torcicolos,
- Entorses,
- Tendinites,
- Epicondilites,
- Síndromes do túnel cárpico,
- Dores nos ombros
- Problemas da articulação temporo-mandibular (ATM)
- Tensões musculares, Contracturas musculares
- Restabelecer o equilíbrio corporal
- Melhorar a circulação, a função do sistema nervoso e imunológico, a digestão e respiração
- Elimina dores musculares e articulares
- Previne lesões
- Optimiza a prática desportiva
O que primeiro nos vem à cabeça são problemas de saúde relacionados com ossos, articulações e músculos, como dores de costas ou entorses.
Mas a área de ação da osteopatia estende-se a outros problemas de saúde.
Alguns dos mais comuns que nos aparecem são as lombalgias, dor ciática, dores da cervical, ombro e braço.
A osteopatia sacrocraniana ajuda no equilíbrio do sistema nervoso, em problemas como ansiedade ou distúrbios de sono.
A visceral ajuda a melhorar problemas gástricos, como as hérnias do hiato, refluxo gastroesofágico e outras.
O acompanhamento da grávida, no pré e pós-parto, também tem resultados muito interessantes.
Na gravidez, a osteopatia ajuda a aliviar pequenos males, como ciatalgia (dor ciática), pernas pesadas ou dores da articulação temporomandibular.
Vai agir na libertação da musculatura do pavimento pélvico e reforçar o tónus muscular do períneo, para facilitar a expulsão durante o parto, e, além disso, mobiliza os ossos da bacia, para que a sua abertura seja mais fácil.
Se a bacia ficar bloqueada no parto, a mulher poderá ter uma depressão pós-parto porque o sacro fica bloqueado.
Logo, a libertação de neurotransmissores de bem-estar, como a serotonina, também vai estar diminuída.
Até é importante para que a mulher possa retomar, mais rapidamente, a sua vida sexual normal.
Existem várias técnicas, ligadas aos diferentes sistemas do organismo.
Existe a versão osteoesquelética, o osteopata manipula os ossos, tendões, músculos e toda a parte articular, e a osteopatia sacrocraniana, onde trabalha os ossos do crânio até ao sacro.
Existe ainda a osteopatia visceral.
Não manipula o órgão interno, mas liberta os meios de fixação e suspensão desse órgão.
Se o osteopata trabalhar tudo o que possa estar a atrapalhar o órgão ao redor dele, vai facilitar a sua mobilidade, já que o princípio da osteopatia é trabalhar as perdas de mobilidade, libertando o órgão para o seu movimento fisiológico natural os órgãos também têm uma mobilidade inata.”
Se estiver nas mãos de um bom terapeuta, não.
Pessoas que tiveram AVC não podem fazer osteopatia sacrocraniana, mas podem fazer-se outras vertentes.
Não pode usar a osteopatia estrutural numa pessoa com osteoporose, mas podem-se aplicar técnicas sacrocranianas ou viscerais.
Não deve aplicar a osteopatia sacrocraniana a quem sofra de epilepsia, mas pode aplicar técnicas mais musculo-esqueléticas.
A osteopatia não trata doenças mais complicadas, como espondilite anquilosante, artrite reumatoide ou doenças reumáticas, mas dá mais qualidade de vida ao paciente através do alívio da dor.
- 1. A estrutura determina a função
- O Ser Humano é um todo indivisível. Suas estruturas são as diferentes partes de seu corpo (ossos, músculos, pele, glândulas etc.) e a função é a atividade de cada uma das partes (respiratória, cardíaca, digestiva etc.). Todas as partes do corpo tem uma relação entre estrutura e função.
- Para Still, se a estrutura está em harmonia, não pode haver doença. Toda doença se origina de um distúrbio na harmonia da estrutura.
- 2. A unidade do corpo
- O corpo humano tem a capacidade de se autorregular, reencontrando a harmonia e o equilíbrio em suas estruturas. Para se referir a essa capacidade, Still usa o termo homeostasia, situando-a no que ele chama de sistema miofascioesquelético. Tal sistema teria a capacidade de guardar “na memória” qualquer trauma físico sofrido.
- 3. A Autocura
- Still afirma que o corpo tem em si mesmo tudo o que é necessário para curar e evitar as doenças, porém é necessário que não haja obstruções nos canais nervosos, linfáticos, vasculares, além da nutrição celular e eliminação de dejetos.
- 4. A regra da artéria é absoluta.
- Segundo Still, sendo o mecanismo de envio de nutrientes para as células, a função arterial é primordial. Se as artérias não funcionarem corretamente, o sistema venoso será mais lento, o que acumulará toxinas, gerando doenças.
A Osteopatia é uma medicina natural, que foi criada pelo Dr. Andrew Taylor Still, medico americano em 1874.
Still desenvolveu um trabalho com base na anatomia e no entendimento do corpo humano como um microcosmos, cujo os obstáculos ao seu equilibrio sendo retirados restabelece-se a Homeostasia (equilibrio do corpo).
Os bloqueios são desvios anatomicos que impedem o funcionamento da mecanica do corpo, causando assim alterações na estrutura que causam as doenças.
A Osteopatia trata lesões da coluna vertebral, que está sujeita a vários fatores causadores de patologias e disfuncões que podem ter tido inicio na infancia, indo para a fase adulta e envelhecimento.
Pode ser usada como prevenção e tratamento.
As doenças mais frequentes sao: lombalgias , ciatalgias, dorsalgias, torcicolos, hernias discais,epicondilites, sindrome do tunel da carpo,dores no ombro, problemas de articulação temporo mandibular( ATM), Contraturas e tensoes musculares.
Inclui tambem acidentes de aviação e quedas.
A osteopatia ajuda resolver dores de cabeça, exaquecas, problemas digestivos, insonia, depressaõ , labirintite, acufenos, obstipaçao, tensão pré mestrual, stress…
São usadas técnicas diferentes para cada situaçao, que visam reajustar articulações, que nao aparecem em radiografias por serem mínimas.
Técnicas craneanas que permitem tratar a totalidade do corpo a partir do craneo, e que sao as mais sutis.
Técnicas fasciais que trabalham sobre os tecidos faciais do corpo humano.
Técnicas viscerais que tratam dos orgão e suas relacões entre eles.
Técnicas linfáticas e imunitárias, que tratam sistemas linfaticos e himunitarios.
Pode ser usada em todas as pesoas incluindo, bebes e gestantes, atletas, e idosos.
Suas contra indicaçoes sao. artrites reumatoides ( em fase aguda) cancros, osteoparose.
– A ESTRUTURA GOVERNA A FUNÇÃO..
A estrutura seja ela osso, pele ou qualquer tecido do corpo humano, com a respectiva função, quando uma estrutura sofre qualquer tipo de desordem, a sua função será afetada, dando origem a patologias.
– A AUTO CURA.
O organismo é um conjunto de tecidos ligados entre si, com a capacidade de se ajustarem e regularem .Assim sendo dando ao organismo todas as condições através da correção das disfunções, ele terá a capacidade de se auto curar ( homeostasia) a osteopatia ira ajuda lo neste mecanismo.
– A UNIDADE DO CORPO.
O corpo funciona como um todo, se suas partes estiverem em equilíbrio.
Se uma das partes sofrer alguma alteração, ele procura manter esse equilíbrio a todo o custo, fazendo as adaptações necessárias.
Este principio mostra que nem sempre a localização dos sintomas das patologia é a mesma, e que tratando o problema na sua origem, o corpo volta ao seu equilíbrio normal.
– A LEI DA ARTÉRIA.
O sangue transporta todos os elementos necessários para garantir a imunidade natural do organismo. Quando o transporte do sangue as estruturas é normal, nao ha condição para desenvolver patologias .A vascularização correta é indispensável para a fisiologia correta, a osteopatia deve favorece-la.