
O que é osteopatia?
Nascida nos Estados Unidos em 1874 pelo médico Andrew Taylor Still, a osteopatia é uma terapia exclusivamente manual que visa restaurar o equilíbrio do corpo.
Em Portugal, a osteopatia é reconhecida desde a lei de março de 2002 e regulamentada desde março de 2007.
Permite que o paciente consulte seu osteopata na primeira intenção, sem consultar o médico assistente.
Osteopatia é definida como a arte de diagnosticar, tratar e prevenir a perda de mobilidade que perturba o estado de saúde.
O osteopata considera o corpo como um todo e tende a restaurar sua capacidade inerente de autocura.
O osteopata conta com seu sólido conhecimento em anatomia, fisiologia e biomecânica para restaurar a harmonia do corpo. Este sofre um certo número de restrições ao longo da vida que permanecem registradas nos tecidos e atrapalham seu funcionamento, o objetivo do osteopata é liberar essas restrições.
O osteopata não se limita ao motivo da consulta, está interessado nos sintomas físicos, no estilo de vida, no estado geral e na história e considera o corpo como uma unidade em que cada sistema articular e visceral , muscular, nervoso e até emocional está inter-relacionado.
É nessa visão da globalidade que o osteopata harmoniza todas as estruturas perturbadas em sua mobilidade.
Devido à sua abordagem, a osteopatia é direcionada a todos os tipos de pacientes, adultos, idosos, mas também atletas, mulheres grávidas, crianças e recém-nascidos.
A osteopatia não substitui o medicamento quando é essencial, mas também traz alívio da dor e melhora a vida diária.