osteopatia para
mulheres gravidas

A osteopata pode acompanhá-la durante toda a gravidez

A osteopata pode acompanhá-la durante toda a gravidez e após o parto (pós-parto), sem que você encontre sistematicamente certas disfunções, causando, por exemplo, lombalgia, ciática, dor ligamentar.

A osteopatia é uma disciplina manual que é integrada ao monitoramento da gravidez para apoiar a gestante e promover uma melhor adaptação do seu corpo às muitas mudanças que esse período induz.

Durante a gravidez, a gestante sofrerá alterações físicas e hormonais que causarão diferentes estresses nos tecidos. O útero se expande, a barriga é arredondada e isso leva a um aumento da lordose lombar (arco da região lombar). Isso pode levar a distensões de certos ligamentos e / ou músculos, mas também a um aumento da pressão nos discos intervertebrais.
Finalmente, dor lombar, dor nas costas, dor no pescoço, dor coccígea também podem se desenvolver.

A compressão dos órgãos digestivos, especialmente estômago e intestinos, pode causar digestão ou dor abdominal.
Mais particularmente durante o primeiro trimestre da gravidez (primeiras 12 semanas de amenorréia), você pode sofrer de náusea, vômito, dificuldade de digestão, espasmos uterinos, contrações precoces, infecções do trato urinário, dor no peito, etc.
O trabalho direcionado na respiração e no diafragma pode trazer uma melhora e às vezes ajudar a aliviar esses distúrbios.

O que a osteopatia faz por você?

gardiez

Nossa abordagem em biomecânica nos leva, em primeiro lugar, à busca por mobilidade. De fato, rigidez, perda de alcance ou gestos menos seguros às vezes são as consequências de distúrbios funcionais que podem aparecer durante a gravidez.

Os gestos simples e atenciosos fornecidos pelo osteopata, além de seus acompanhantes (parteira, fisioterapeuta, etc.) ajudam a otimizar a preparação para o parto.

Procuramos uma boa mobilidade de estruturas articulares, estruturas de tecidos e estruturas orgânicas, especialmente na pelve e no eixo vertebral.

O tratamento osteopático para mulheres grávidas consiste no uso de técnicas adequadas, conhecidas como técnicas suaves. Não é perigoso; nem para a criança nem para a mãe.

O uso de técnicas suaves não é perigoso para a criança nem perigoso para a mãe

A osteopatia também pode melhorar os distúrbios da circulação (“pernas pesadas”).

Após o parto, o tratamento osteopático visa mobilizar todas as estruturas do corpo para reequilibrar a tensão muscular e romper o círculo vicioso de rigidez ou compensação.