
Procedimento de uma sessão de Osteopatia
Durante o primeiro contato, a osteopata realiza uma anamnese, ou seja, uma avaliação precisa e detalhada do motivo da sua consulta.
Assim, a osteopata toma conhecimento do seu histórico médico, cirúrgico, exames já realizados, quedas, trauma e estilo de vida.
Esta informação é essencial para o gerenciamento adequado do paciente.
Numa segunda etapa, a osteopata faz uma observação, uma palpação, testes precisos da mobilidade articular e da qualidade do tecido em todo o corpo.
Isso permite que ela entregue seu diagnóstico osteopático. Com base nisso, a osteopata realiza várias correções precisas, rápidas e suaves, a fim de remover todas as disfunções que perturbam o estado de saúde.
Durante a consulta, a osteopata coloca o paciente em diferentes posições, dependendo das técnicas utilizadas e cada técnica osteopática respeita a fisiologia do paciente.
A osteopata utiliza técnicas estruturais, funcionais, miofaciais e viscerais para corrigir uma disfunção.
A osteopata se adapta de acordo com o estado de saúde do paciente, idade, relutância, respeitando o tratamento sem dor e quaisquer contra-indicações médicas.
Assim, seu objetivo é restaurar o corpo para um equilíbrio de suas funções.
No entanto, a osteopatia tem seus limites e não pode se encarregar de um paciente se sua patologia exigir aconselhamento médico ou a realização de exames adicionais.
A osteopata encaminhá-lo-á a outros terapeutas, se necessário.
Conselhos da sua osteopata
Após uma sessão de osteopatia, ocorre um tempo de adaptação do corpo entre 1 e 3 dias, variável de acordo com a sensibilidade de cada um.
Nesse período, é preferível não fazer esforços significativos, como a prática desportiva, o transporte de cargas pesadas, prestar atenção à sua postura, favorecer uma dieta leve e saudável e estar bem hidratado.
Evaluação
Permite definir o motivo da consulta e vinculá-lo ao histórico médico.
Exame clínico
Visa realizar testes específicos de partes do corpo em perigo.
Tratamentos
Consiste a manipulação nos níveis músculo-esquelético, craniano, visceral e facial.
Conselhos
Procure melhorar o estilo de vida e sugerir exercícios físicos.